Sinalização para ser visto e iluminação das vias – um recurso importante para pedalar a noite

No ambiente urbano cada vez mais hostil, pedalar se torna um pouco mais complexo, especialmente durante a noite.

Além de todos os cuidados inerentes ao trânsito e ao uso de capacete, luvas e óculos de segurança, um fator fundamental é se tornar o mais visível possível para evitar acidentes.

Fita reflexiva para aro de bicicleta

Uma solução para se tornar visível à noite é utilizar uma fita reflexiva que normalmente é utilizada por motociclistas no aro da bicicleta. Esse produto é encontrado facilmente no Mercado Livre e é vendido em diversas cores e para diversos tamanhos de aros, de 26 a 29 e sua aplicação é bastante simples. O fundamental para colar as fitas, é limpar e secar muito bem a superfície do aro.

Detalhe das lanternas Cateye e lanterna de led

O principio de funcionamento é muito simples, se por ventura se cruzar com os faróis de um automóvel, a faixa reflexiva irá brilhar e irá auxiliar o motorista a visualizar a bicicleta evitando assim, um possível acidente.

Efeito de sinalização e iluminação da pista

Por sua vez, uma lanterna de LEDs da Cateye – tradicional fabricante japonesa de lanternas, faróis e acessórios para bicicletas – é item fundamental para sinalizar os motoristas que trafegam na via. Normalmente composta por LEDs vermelhos, com opção de função pisca ou acesa de forma permanente, é um item importante para quem pedala a noite.

Para ser visualizado pelo trânsito em sentido contrário, tanto por automóveis quanto por pedestres, deve-se utilizar faróis ou de LED que são mais eficientes e com maior duração das pilhas, ou modelos de lampadas halogenas que tem potência suficiente para sinalizar e também iluminar alguns metros o trajeto a frente.

A japonesa Cateye continua a ser a marca com o melhor custo e benefício, e qualidade elevada.

Lanterna Led Cree-T6

Em complemento aos faróis de led usados principalmente para sinalização junto aos pedestres e aos automóveis, há a opção de se usar lanternas baseadas em LED de alta potência, como os famosos Leds Cree que atualmente tem baixo custo de aquisição e apresentam excelente rendimento para pedalar a noite em qualquer situação e terreno.

Normalmente utilizam uma pilha recarregável de 3.7 Volts e apresentam autonomia média de uma hora, e sua substituição é muito simples, e permite que se leve um conjunto de baterias de reserva previamente carregadas para se aumentar o tempo de uso conforme a necessidade.

Os modelos a venda ainda vêm com suporte para bicicleta, e normalmente são confeccionados em alumínio de alta resistência que são bem adequados a este tipo de uso.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Ciclismo. Bookmark the permalink.