Samsung Galaxy Note 4 – Mobilidade e poder computacional elevado

O poder computacional presente em alguns dispositivos Android, em particular no Samsung Galaxy Note 4, supera e muito os computadores de grande porte da década de 90. Capacidade de processamento matemático, manipulação de dados e processamento gráfico atinge níveis muito elevados e em dispositivos cada vez mais compactos.

Aliado ao poder de processamento e armazenamento do hardware, o sistema operacional Android e seu universo de aplicativos para produtividade e armazenamento de dados na nuvem o transformam em uma plataforma poderosa para utilização em negócios, para profissionais liberais e uso pessoal, até para entretenimento devido as capacidade multi mídia avançadas.

O Note 4 alia a tradicional caneta S Pen da Samsung a aplicações extremamente poderosas e de utilização intuitiva, integradas a diversas ferramentas disponíveis para armazenamento de informações em diversos formatos e compartilhamento com outros sistemas para aplicações de colaboração.

Nos vídeos de apresentação oficial do produto, podemos observar suas principais características, com destaque para a capacidade de processamento multi tarefa, que permite ao mesmo tempo processar uma informação como planilha ou documento de texto, e ao mesmo tempo se comunicar por vídeo através de um aplicativo como o Skype.

A utilização de ferramentas integradas a interface do Note 4 e sua integração automática com diversas plataformas como Windows 8, permite segurança na salvaguarda das informações, sincronismo das informações e aplicativos em plataformas diversas, abrindo um leque de opções muito amplo para aplicações médicas, advogados, engenheiros, aplicações corporativas as mais variadas, até utilização para atividades em campo, como aferição e controle em sistemas de distribuição de eletricidade, construção civil, telecomunicações e uma infinidade de outras aplicações.

A Samsung desenvolveu seu próprio processador baseado na arquitetura ARMv8 com 8 núcleos sendo que quatro de alto desempenho rodando com clock de 1.9GHz e quatro de alta economia de energia a 1.3GHz.

Processador Exynos 5433 - Exynos 7 64 bits
Aplicativo CPUZ demonstrando o tipo de processador Exynos 5433

Além do desempenho característico do conjunto de instruções RISC e da alta velocidade do clock, o processo de litografia desenvolvido para esse processador é de 20nm o que significa alta eficiência de energia, além da arquitetura orientada a alto desempenho e adaptação de uso dos núcleos e frequência conforme a demanda das aplicações.

Em termos de comparação, podemos afirmar que o poder de processamento do Galaxy Note 4 é comparável ou superior a capacidade existente em alguns desktops, a diferença básica e limitante, é a questão da fonte de energia que é muito reduzida em função da mobilidade.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Mobilidade. Bookmark the permalink.