Radio Conakry – República da Guiné, África no Radio de Ondas Curtas

Durante o último fim de semana, em um período de folga – estava fazendo poda de árvores à volta do terreno em meu shack na lagoa de Maricá, Rio de Janeiro – quando acessei meu email e recebi a dica de Renato Uliana que acabara de postar mensagem na lista dx_log_brasil@yahoogrupos.com.br de que a faixa de 31 metros estava aberta para a África e que a Radio Conakry podia ser captada em 7.125 kHz.

Rapidamente, liguei meu rádio que já estava posicionado no suporte acrílico no shack provisório, e com um fio bem esticado, sintonizei 7.125 kHz por volta das 18:55 UTC, quando pude ouvir a identificação completa em francês.

A emissora se identificou como Radio Conakry, porém, fez referencia a RTG que significa Radiodiffusion Télévision Guinéenne. Esta emissora é estatal, e apesar do idioma oficial ser Francês, outrora já transmitiu até em português localmente.

A Guiné é um país localizado na costa atlântica da África, e sua história conturbada remonta ao colonialismo europeu passando pela experiência Marxista. Tendo conquistado sua independência da França em 1958, se aliou a então União Soviética, aplicando uma política até então considerada socialista. E com a morte do então fundador dessa política em 1984, a Guiné mudou sua política, mas não conseguiu até hoje reverter o seu quadro de pobreza.

Republica da Guiné

Com uma população estimada pela ONU de 7,9 milhões de habitantes, incluem refugiados que fugiram de conflitos da Libéria e de Serra Leone.

A população é predominantemente mulçumana, e sua economia é essencialmente agrícola. E desde constituição estabelecida em 1991, se aplica censura governamental a todos os meios de comunicação, sendo que a radiodifusão e televisão são controladas diretamente pelo Estado através de participação acionária na Société des Télécommunications de Guinée.

A Radiodiffusion Télévision Guinéenne, ou Radio Conakry, já emitiu em diversos idiomas, como atualmente o Francês, Inglês, Árabe, dialetos nativos e até o Português.

Uma curiosidade a respeito deste país foi uma experiência ocorrida em 1998 quando foi tentado utilizar o rádio como forma de “educação interativa” nas salas de aula da Guiné. Durante esta época eram estimados em torno de 390 mil receptores de rádio no país o que mostra inclusive a baixa penetração desta mídia.

Mais informações podem ser encontradas na página do governo deste país em http://www.guinee.gov.gn/

Republica da Guiné

Um pequeno vídeo desta captação pode ser acessado aqui:

A partir da filmagem da captação, apesar da qualidade ruim, pode-se ter uma idéia das condições de recepção dessa emissora.

Diversos relatos postados na Web informam que esta emissora não costuma responder a informes de recepção, nem com o envio de IRCs.

O trecho que pude acompanhar era um programa musical de boa qualidade apresentado por um locutor muito falante, e que parecia estar gerando o sinal a partir de broadcast em FM.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in Rádio Difusão Internacional, Radioescuta. Bookmark the permalink.