Radio BSKA 1.512 kHz Jeddah, Arábia Saudita, captada em Maricá, Rio de Janeiro

Em tempos de ciclo solar fora do comportamento normal de seu intervalo clássico de 11 anos, a propagação das ondas de rádio tem se apresentado muito irregular.

Normalmente algumas faixas de frequência tem apresentado forte atenuação, e inclui as ondas médias, onde até canais que apresentavam estações dominantes por muitas vezes ficam silenciosas ou com ruído estático forte.

Mas durante uma seção de pesquisa de sinais em onda média, captei a Radio BSKA da Arábia Saudita, transmitindo desde a cidade de Jeddah em broadcast local. Na Arábia estava amanhecendo – período conhecido como grey line – e transmitiam as primeiras orações do dia, na religião Islâmica.

Essa emissora pertence ao Rei da Arábia Saudita, que tem uma rede de rádio em onda média com emissões locais e regionais, assim como transmissores em ondas curtas com alcance global.

O rádio utilizado é um portátil Sangean ATS909 e a antena utilizada, é uma loop de quadro de 80 centímetros, montada com fio Litz de forma experimental.

About admin

Engenheiro Eletrônico, trabalha na área de TI e Telecomunicações e é aficcionado por tecnologia, e a prática da radioescuta
This entry was posted in DX, Hardcore DX. Bookmark the permalink.